Saúde Mental na Escola: os cuidados devem durar o ano todo!

Publicado em 01/09/2022 | Atualizado em 12/01/2023 | Por:

O desenvolvimento da criança e do adolescente acontece sob um turbilhão de mudanças e sentimentos. Às vezes, algumas novidades podem trazer sofrimentos conflituosos que geram desconforto.

Portanto, é necessário olhar para os jovens sobre uma visão empática, buscando acolher e proporcionar segurança quanto à necessidade de buscar ajuda diante de sentimentos que causem tristeza. 

Qual é o papel da escola na promoção da saúde mental?

Boa convivência escolar

Naturalmente, os jovens desenvolvem muitas características no ambiente escolar, do qual eles costumam passar boa parte do tempo, em prol de um aprendizado pleno e contínuo.

Visto isso, é importante evidenciar o papel da escola na promoção da saúde mental. Através do acolhimento, é possível fortalecer um laço de confiança e educar os jovens sobre a importância de se atentar às suas emoções. 

Dessa maneira, ao enfrentar momentos, pensamentos e situações difíceis, o jovem se sentirá mais confortável em conversar e buscar ajuda, identificando a fonte e tratando essas questões. 

Diante disso, é fundamental que, durante o ano letivo, a escola promova projetos voltados à saúde mental, assim como na tentativa de conscientizar os jovens sobre o tema. 

Além de ações como essas, construir um ambiente antibullying, onde a empatia é constantemente exercitada, favorece não apenas para evidenciar a temática, como também, auxilia na formação de jovens cidadãos e solidários.

A união entre a escola e a família em prol da saúde mental dos jovens

Assim como a escola, a família também possui um papel crucial para garantir a saúde mental dos jovens.

Por isso, é importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos possíveis sinais que indiquem que o jovem possa estar enfrentando algum problema.

Além disso, a participação dos familiares no ambiente escolar faz toda a diferença. Essa contribuição auxilia a favor do aumento da confiança dos jovens, assim como na identificação e na busca pela solução de problemas. 

Quando existe essa troca, a pauta sobre saúde mental é fortalecida e, juntos, caminhamos em direção ao desenvolvimento, saúde e bem-estar das crianças e adolescentes.

Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Acompanhe-nos também nas redes sociais: @auxiliadoradenatal


Veja Também

Saúde Mental na Escola: os cuidados devem durar o ano todo!

O desenvolvimento da criança e do adolescente acontece sob um turbilhão de mudanças e...

Auxiliadora 2023: educando com amor, ensinando com humanidade.

Um novo ano letivo se aproxima e com ele a nossa vontade de seguir...

Hello world!

Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start...

Nos acompanhe nas Redes Sociais