História
Por um dom do Espirito Santo e com a intervenção direta de Maria, São João Bosco fundou o nosso Instituto como resposta de salvação às profundas aspirações das jovens. Transmitiu-lhe um patrimônio espiritual inspirado na caridade de Cristo Bom Pastor e imprimiu-lhe um forte impulso missionário.”
Dom Bosco, que já realizava um trabalho educativo com meninos, teve um sonho no qual a Santíssima Virgem Maria lhe pedia, insistentemente, que fundasse uma obra em benefício das meninas. Ele conheceu a jovem Maria Domingas Mazzarello, que animava um grupo de jovens que se dedicavam à educação e evangelização das meninas da cidade de Mornese, na Itália. Mais tarde, em 5 de agosto de 1872 o sonho virou realidade: é fundado o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).
Este foi o nome escolhido para o instituto, pois as meninas e mulheres religiosas que faziam parte deveriam ser “um monumento vivo de gratidão a Maria”.
Madre Mazzarello foi a cofundadora e primeira Diretora do Instituto. Por ser uma extensão feminina da família religiosa fundada por Dom Bosco, as Filhas de Maria Auxiliadora também são conhecidas, em todo o mundo, como “Irmãs Salesianas” ou “Salesianas de Dom Bosco”. O Instituto hoje conta com mais de 13.500 irmãs distribuídas em 94 nações, que atuam em escolas, centros de formação profissional, casas lares, obras sociais e em comunidades inseridas nas Paróquias.
No Brasil, as Filhas de Maria Auxiliadora estão presentes no Brasil desde 1892, com a fundação do Colégio Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Guaratinguetá/SP. Em Natal, as Salesianas chegaram em 1951 para fundar o Instituto Maria Auxiliadora.
A Rede Salesiana Brasil tem bastante presença no país, estando em 70 cidades brasileiras com 110 escolas e aproximadamente 90 mil alunos e 9 mil educadores.
O colégio Auxiliadora de Natal tem história no Rio Grande do Norte e isso é resultado de uma gestão competente e focada nos resultados. Como instituição de ensino, é importante manter metas e cumpri-las em todas as oportunidades que surgem no cotidiano.
A missão do Auxiliadora é educar evangelizando jovens (de todas as idades; crianças ou adolescentes) por meio de uma formação integral, fundamentada na “Pedagogia Salesiana”, para a construção de uma sociedade ética, solidária e participativa.
Com a meta de educar aqueles que tornarão a sociedade um lugar mais tolerante e participativo, o colégio Auxiliadora orienta alguns valores que precisam ser cultivados todos os dias, para tornar o ambiente da escola ainda mais confiável e eficiente. Aqui está uma lista de práticas:
• Incentivamos o acolhimento, inclusão, alegria, gratidão e espírito de família;
• Diálogo intelectual e religioso com os alunos;
• Respeito aos valores humanos e cristãos;
• Consciência do nosso papel na sociedade e noções de compromisso social e ambiental;
• Estímulo ao trabalho em equipe;
• Solidariedade e fraternidade nas nossas relações interpessoais;
• Responsabilidade;
• Honestidade;
• Ética.
Ao exercer todas estes valores, dia após dia, o Auxiliadora tem como visão de futuro tornar-se uma excelência na educação integral e transformadora, favorecendo o protagonismo da comunidade educativa salesiana na perspectiva da sustentabilidade organizacional e ambiental.
Essa é a identidade que é cultivada na instituição e que costuma orientar os planejamentos estratégicos das Escolas da Inspetoria, na qual o Instituto Maria Auxiliadora está inserido. Com uma missão bem definida, valores fomentados e uma visão de futuro bem estruturada, é possível oferecer um aprendizado cada vez mais eficiente.