Junho e as festas de São João: um período de valorização e celebração cultural

Publicado em 07/06/2022 | Atualizado em 13/06/2022 | Por:

O mês de junho é um período muito aguardado e comemorado em todas as partes do Brasil, especialmente na região nordeste.

Com ornamentações multicoloridas e com a população reunida, as festividades de São João são enriquecedoras e envolvem todas as pessoas em ato de valorização e celebração cultural.

Você conhece o contexto histórico-cultural do São João? Continue lendo este artigo e descubra!

Qual é a origem do São João?

Inicialmente, as celebrações de São João eram pagãs. Durante a Idade Média, a população do hemisfério norte comemoravam o mês de junho, pois representava a chegada do verão. 

Com o passar dos anos, a igreja deu um novo significado às comemorações de São João, escolhendo os santos católicos São Pedro, São João e Santo Antônio para serem homenageados durante as festas juninas.

Os três santos foram escolhidos pois já eram comemorados durante o mês de junho, sendo grandes representantes e exemplos para toda a comunidade cristã.

As festas juninas chegaram ao Brasil através dos portugueses e, sob a influência das culturas e dos povos indígenas e africanos, passou por muitas alterações e, atualmente, possui características e formas celebrativas distintas em cada região do país.

Comemoração das festas juninas na região nordeste

Arraiá do Auxiliadora 2022

As festas juninas possuem muitos elementos em comum, como a presença de comidas típicas regionais, quadrilhas e brincadeiras de são joão, trajes característicos e muitos outros.

No entanto, a região nordeste concentra as maiores comemorações de São João do país, afinal, foi nesta região que os festejos se transformaram em tradição e ícone cultural.

Com figurinos caipiras e muita alegria, as pessoas se juntam para arrastar pé ao som do forró e músicas sertanejas, os estilos musicais mais predominantes nas festividades de são joão.

Além disso, grande parte das festas juninas se transformam em homenagens à cultura e povo nordestino, servindo como uma valorização histórico-cultural desta região.

Um exemplo de tamanha festança é o fato de o São João de Caruaru ser considerado a maior festa ao ar livre do mundo, homenageada no Guinness World Records

Os estados do nordeste concentram milhares de visitantes e turistas de todo o mundo, prontos para festejar e comemorar o melhor São João do país.

No Auxiliadora, não é diferente: anualmente, preparamos uma festa junina temática para toda a nossa comunidade escolar. Juntos, compartilhamos momentos, valorizamos e recordamos a história e cultura da região nordeste!

Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Acompanhe-nos também nas redes sociais: @auxiliadoradenatal


Veja Também

Junho e as festas de São João: um período de valorização e celebração cultural

O mês de junho é um período muito aguardado e comemorado em todas as...

Maio de Maria: Um mês simbólico para a Família Auxiliadora!

O mês de maio é muito simbólico e importante para toda a Família Auxiliadora,...

Jornada de Formação 2022: fortalecendo a fé e cultivando valores

Nesta semana, o Instituto Maria Auxiliadora deu início à Jornada de Formação com as...

Linguagens, códigos e suas Tecnologias: confira quais são os conteúdos mais abordados no ENEM!

Otimizar tempo e buscar soluções estratégias para estudar e responder as questões do ENEM...

Nos acompanhe nas Redes Sociais