Linguagens, códigos e suas Tecnologias: confira quais são os conteúdos mais abordados no ENEM!

Publicado em 28/04/2022 | Atualizado em 04/05/2022 | Por:

Otimizar tempo e buscar soluções estratégias para estudar e responder as questões do ENEM são duas competências fundamentais para conquistar bons resultados.

A área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abrange as disciplinas de português, espanhol, inglês, artes e educação física.

Ao analisar as edições passadas do vestibular mais aguardado do Brasil, é possível notar a abordagem repetitiva de alguns conteúdos. Acompanhe o artigo até o final e descubra quais são eles!

O que estudar para cada disciplina da área?

Ilustração de uma checklist

Reconhecer que alguns conteúdos têm presença marcada no ENEM é muito benéfico para resolver questões de edições passadas, tirar dúvidas e buscar uma compreensão ampla sobre os principais aspectos de cada assunto.

Língua Portuguesa

Entre os principais conteúdos abordados em língua portuguesa, destacam-se a capacidade do aluno na leitura e interpretação de textos, estrutura textual e análise de discursos.

Algo que é recorrente na prova do Enem, é o estudo de tendências contemporâneas como linguagem memética, metalinguagem, experimentalismo e redes sociais.

Além desses tópicos, vale adicionar ao seu cronograma de estudos a leitura de livros e resumos de obras literárias nacionais, das obras mais importantes e aclamadas de autores como Machado de Assis, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Lima Barreto e outros!

Espanhol e Inglês

Para a realização da prova do ENEM, os estudantes precisam escolher entre os idiomas inglês e espanhol.

As questões dessas disciplinas exigem que o aluno consiga ler e interpretar adequadamente os textos, tiras e cartuns, como também de identificar a função dos textos em suas respectivas línguas.

Também é comum encontrar questões que exijam uma análise de canções, poemas e charges e o domínio semântico e lexical dos dois idiomas.

Auxiliadora oferece educação bilíngue em parceria com a Cambrige University

Artes 

Muitas vezes, a disciplina de artes não recebe a atenção merecida e passa despercebida por alguns estudantes. Acontece que, o estudo dessa disciplina pode garantir uma pontuação simbólica nos seus resultados!

Por isso, reserve um tempo para estudar o Barroco em Minas Gerais e a Arquitetura Moderna no Brasil, além de dar uma atenção extra para A arte na pré-história.

Revisar os assuntos sobre Modernismo Europeu e compreender os movimentos culturais (as escolas e estilos) como expressionismo, cubismo, dadaísmo, futurismo e outros, pode ser muito positivo para a resolução de questões.

Educação Física

Assim como a disciplina de artes, o estudo dessa disciplina também abrange conteúdos que merecem uma atenção especial.

Entre os assuntos mais abordados, destacam-se o conhecimento sobre os esportes, lutas e dança, assim como a importância das atividades físicas para a saúde.

É notável, também, a abordagem contemporânea da educação física relacionada à expressão artístico-cultural e a influência da mídia na busca incessante pelo padrão estético.

É hora de se dedicar e caminhar rumo à sua aprovação!

Alunos do pré 2022 do Auxiliadora

Agora que você já sabe quais são os conteúdos que mais caem em cada disciplina da área de Linguagens, códigos e suas Tecnologias, busque alternativas estratégias para uma melhor otimização de tempo durante a resolução de questões.

Pesquise e responda questões de edições passadas do ENEM sobre esses assuntos, participe de simulados e construa um cronograma de estudos baseado na sua rotina em prol da sua produtividade.

Diante de qualquer dúvida, busque a ajuda e o acompanhamento de alguns dos nossos educadores. A Família Auxiliadora está sempre disposta e aberta para contribuir com os seus estudos!

Continue firme nas suas tentativas, vai dar tudo certo!

Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Acompanhe-nos também nas redes sociais: @auxiliadoradenatal


Veja Também

Junho e as festas de São João: um período de valorização e celebração cultural

O mês de junho é um período muito aguardado e comemorado em todas as...

Maio de Maria: Um mês simbólico para a Família Auxiliadora!

O mês de maio é muito simbólico e importante para toda a Família Auxiliadora,...

Jornada de Formação 2022: fortalecendo a fé e cultivando valores

Nesta semana, o Instituto Maria Auxiliadora deu início à Jornada de Formação com as...

Linguagens, códigos e suas Tecnologias: confira quais são os conteúdos mais abordados no ENEM!

Otimizar tempo e buscar soluções estratégias para estudar e responder as questões do ENEM...

Nos acompanhe nas Redes Sociais