Natal e ano novo: época importante para ajudar a fortalecer os laços familiares

Publicado em 28/12/2021 | Atualizado em 28/12/2021 | Por:

Durante as festas de fim de ano, o sentimento de renovação, otimismo e esperança tomam conta dos corações das pessoas, motivando-as a buscarem suas melhores versões. 

Estar em família neste período é muito importante para que possamos juntos, criar metas, buscar a compreensão um ao outro e, unidos, vivenciar o sentimento de renovação a favor do fortalecimento dos laços familiares e valores. 

Esse também pode ser o momento para envolver ainda mais os filhos e as crianças no vínculo familiar e compartilhar conhecimentos, como a verdadeira história do Natal, a importância do advento e muito mais!

Como incluir as crianças no preparo das celebrações de fim de ano?

Mãe e filhas

Buscar com que as crianças se sintam incluídas na preparação para os festejos de Natal e Ano Novo é essencial para fazer com que elas cresçam sabendo a importância de comemorar essas datas em família. 

Para isso, os pais e responsáveis podem colocar em prática algumas atividades que podem ser exercidas junto das crianças e que contribuem para a educação infantil, desenvolvimento emocional, cognitivo e motor dos pequenos. Confira:

  1. Decoração da árvore de Natal: peça ajuda para escolher alguns enfeites para árvore de natal. Você também pode pedir para que a criança crie um enfeite especial para a árvore, como a confecção de uma estrela para o topo da árvore (de papel, por exemplo).
  2. Decorem a árvore de natal: após escolherem os enfeites juntos, dê espaço para que a criança ajude na hora de adicionar os elementos natalinos na árvore de Natal e até mesmo, na casa.
  3. Cartões de Natal ou Ano Novo: que tal receber os familiares com lindos cartões feitos à mão? Você pode pedir para que as crianças criem desenhos e escrevam uma mensagem simples de felicitações para os convidados.
  4. Fotografias: chame as crianças para tirarem fotos das decorações ou de momentos importantes durante as celebrações, como a troca de presentes;
  5. Receitas em família: procure por receitas simples que possam ser feitas junto das crianças, como por exemplo, biscoitos. Você também pode cozinhar os biscoitos e deixar que as crianças os decorem!

Em especial, se você e a sua família têm o hábito de montar o presépio todos os anos em suas casas, essa é uma ótima oportunidade de chamar as crianças para ajudar na construção e, enquanto isso, aproveitar para explicar sobre o verdadeiro significado do Natal e a história do nosso Senhor, Jesus Cristo.

Viva o Advento em família

O advento é o momento que antecede o Natal, e para nós, Cristãos, é tempo de alegria, espera, esperança e preparação para a volta de Jesus Cristo, que vem para ser início, meio e fim nas nossas vidas.

Com esse propósito, o advento começa no primeiro domingo de dezembro e vai até a véspera do Natal, dando a chance para nos arrependermos dos nossos pecados e colocar em prática atitudes que caracterizam a fraternidade, paz e o amor.

Viver o advento em família é uma oportunidade para que vocês consigam se aproximar um do outro com foco no respeito, solidariedade e compreensão. Através da espera e esperança, prepare o seu lar ao lado da sua família para a vinda do nosso salvador, Jesus Cristo.

Colocando essas ações em prática, você vai conseguir tornar as celebrações de fim de ano um momento único, sincero e alegre para você e toda a sua família!

Nos acompanhe através do Instagram (@auxiliadoradenatal) para receber mais dicas! 


Veja Também

Linguagens, códigos e suas Tecnologias: confira quais são os conteúdos mais abordados no ENEM!

Otimizar tempo e buscar soluções estratégias para estudar e responder as questões do ENEM...

Via Sacra 2022 – Alunos do Auxiliadora de Natal relembram e encenam a trajetória de Cristo

A Via Sacra é um período importante para refletirmos sobre a trajetória de Cristo...

Mais que chocolate: conheça a história da páscoa

A páscoa é um dos momentos mais esperados pelas crianças, uma vez que nele...

Transtorno do Espectro Autista: compreender para incluir!

O transtorno do espectro autista (TEA) engloba diferentes condições por alguma alteração no comportamento...

Nos acompanhe nas Redes Sociais