Qual a importância da Educação Inclusiva?

Publicado em 15/12/2020 | Atualizado em 15/12/2020 | Por:

A Educação Inclusiva é um tema que está cada vez mais em pauta na nossa sociedade e faz parte dos valores e objetivos do Instituto Maria Auxiliadora.

Segundo a Unesco, o número de pessoas com deficiência no mundo chega a quase 1 bilhão – dessas, 10% são crianças. Ou seja, temos uma parcela significativa de indivíduos que, desde cedo têm que enfrentar, muito mais do que limitações físicas, o preconceito, a discriminação e a marginalização.

No Brasil, até pouco tempo, o “normal” era que crianças com deficiência fossem matriculadas em escolas especializadas. Mas, como podemos construir uma sociedade mais consciente e inclusiva se segregamos o aprendizado? Se não proporcionamos o contato para conhecermos suas necessidades e desafios?

A Educação Inclusiva integra, valoriza e respeita a todos, sem distinção

A Educação Inclusiva visa integrar a todos, sem exceção, oferecendo as mesmas oportunidades de ensino e considerando que todos somos capazes de aprender – cada um ao seu modo, independente de deficiências.

Neste aspecto, a escola exerce um papel fundamental pois, além de ser um primeiro contato social das crianças depois da família, cabe a ela conhecer e se adaptar às necessidades de cada um, a fim de proporcionar o melhor ambiente de aprendizado para todos.

Benefícios da educação inclusiva

Através da inclusão, além de integrarmos à nossa comunidade quem antes era marginalizado, fornecendo as mesmas possibilidades de educação e, futuramente, de trabalho, também podemos trabalhar o respeito, a empatia e a aceitação da nossa diversidade.

Quando convivemos com as diferenças, aprendemos que, no fundo, somos todos iguais. E, assim, podemos romper barreiras e mudar nossa visão de mundo. Percebemos a singularidade do ser humano e formamos jovens mais conscientes e solidários uns com os outros.

Em nossa #FamíliaAuxiliadora, reforçamos a importância da educação como caminho para uma sociedade com mais inclusão e respeito às diferenças – valores que são trabalhados cotidianamente em nossa escola.

Acreditamos que são as nossas boas ações que constroem um mundo mais livre, justo e solidário. E, para isso, a empatia deve ser ensinada e incentivada desde os primeiros passos. Afinal, são as nossas diferenças que nos tornam únicos, e todos merecem e devem ser amados e respeitados de forma igual! 💙

Quer conhecer mais sobre a nossa escola? Siga-nos também nas redes sociais: @auxiliadoradenatal


Veja Também

CarnaIMA 2021: Educando com Amor em Favor da Vida

No último dia 6, a partir das 10h, realizamos a nossa prévia carnavalesca. Com...

Celebrando a Festa de Dom Bosco, o Pai e Mestre da Juventude

Considerado o “Pai e Mestre da juventude”, Dom Bosco nasceu na Itália, em 16...

Ok, Google! Descubra os benefícios do Google For Education

A escola Auxiliadora de Natal anunciou, em um comunicado, que passaria a adotar o...

Ensino Híbrido: O que é e quais os seus benefícios para a educação do séc. XXI?

Antes mesmo de sequer vislumbrarmos a existência de uma pandemia, a educação já se...

Nos acompanhe nas Redes Sociais